DÍZIMO

O que é o Dízimo?

A palavra DÍZIMO quer dizer 10%, ou dez de cada cem. Significa a entrega de 10% dos 100% que Deus nos dá. O DÍZIMO é a devolução, contribuição, ato de amor e gesto de partilha. lembrando que nós não pagamos o Dízimo; nós devolvemos o Dízimo, já que tudo o que somos e temos pertence a Deus.

Assim o Senhor nos díz: (Ml 3, 10-12)

"Pagai integralmente os Dízimos ao tesouro do templo para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência, diz o Senhor dos exércitos, e vereis se não vos abro os reservatórios dos Céus e se não derramo a minha benção sobre vós muito além do necessário ..."

O Dízimo é bíblico?

Leia os versículos dos quais falam sobre este ato

- "Honra ao Senhor com teus bens, ..." (Pr 3,9-10);

- "A cada três anos tomarás o dízimo da tua colheita ..."(Dt 14, 28-29);

- "Todos os anos separarás o Dízimo ..." (Dt 14,22)

- Mateus 23 : 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

Quem deve receber o Dízimo?

O ideal é que ele seja entregue a sua igreja mais próxima, onde é compromissada com Deus. Leia (Hb 7,5)
Neste versículo afirma que apenas os filhos de Levi aqueles que se tornarem sacerdotes podem receber os dízimos, ou seja apenas aqueles que forem ungidos por Deus e responsáveis pela obra do senhor devem recolher os dízimos, do resto não podem receber o seu dízimo.

É obrigatório entregar o Dízimo?

Muitos vêem o dizimo como uma obrigação, porém o dizimo não deve ser visto como uma obrigação e muito menos deve ser dado por interesse.
Afirmações como: "Vou dar o dízimo para não ficar desempregado, vou dar o dízimo para eu não ser castigado por Deus, Vou dar o dízimo para ficar rico" (Estas são afirmações erradas e rejeitadas por Deus).

Portanto o dízimo deve ser dado com gratidão sem pensar em qualquer tipo de retorno da parte de Deus e não deve ser dado simplesmente por medo de não ser abençoado, pois nós não pagamos o Dízimo; nós devolvemos o Dízimo, já que tudo o que somos e temos pertence a Deus.

As igrejas tem diversos gastos em sua obra missionária:

- Conta de luz,
- Conta de água,
- Aluguel de salões e casas,
- Manutenção geral da igreja física ( pintura, instalações hidráulicas, elétricas ),
- Construção e manutenção de salões paroquiais,
- Impostos, festas litúrgicas, cursos, palestras, sistema de som,
- Sextas básicas aos mais pobres, promoção humana, verbas pastorais,
- Construção de novas igrejas, gastos com as gráficas, pagamento aos funcionários das secretarias,
- E também o sustento dos Bispos, Padres, Diáconos, frades, freiras, seminaristas, etc.

O Dízimo uma obrigação? Vou perder a salvação por não dar o dízimo?

Acredito que o termo obrigação não é termo ideal a ser usado referente ao dízimo, porque a bíblia diz:

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (II Coríntios 9 : 7)

Você provavelmente não irá perder a salvação por não dizimar, porém apesar de não sermos obrigados, sempre existe uma conseqüência por não abençoarmos a obra de Deus, a bíblia é clara quando o assunto é a lei da semeadura, quando semeamos na obra do senhor temos a colheita, mas quando não semeamos não colhemos nada.

2 Coríntios 9:6 "E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará."

Quem ama a obra da evangelização sempre colabora com o Dízimo.